3 MANEIRAS DE ESCOLHER UM NICHO DE MERCADO PARA SEU ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA

É bem provável que você já tenha ouvido este conselho antes – você precisa definir um nicho de mercado para conseguir atrair clientes mais facilmente e crescer como negócio. Mas como descobrir a melhor maneira de segmentar seus serviços de arquitetura e interiores? Esta é realmente a melhor opção?


Eu vou dividir este artigo em 3 maneiras diferentes de estabelecer um nicho no qual sua empresa poderá atuar, incluindo os prós e os contras de cada uma para que você decida qual é a melhor no seu caso, em específico.





NO. 01 – SEGMENTAR POR ÁREA DE ATUAÇÃO

É quando você decide trabalhar apenas com clientes em um setor ou mercado específico. Você pode, por exemplo, querer trabalhar apenas com lojas de roupas femininas ou escritórios de advocacia, porque esses são seus tipos de projetos favoritos e você se sente realmente confiante em trabalhar com esses tipos de clientes.


Prós: é mais fácil ser mais específica com seu marketing e conteúdo, pois você pode falar diretamente com esse setor. Também é mais fácil saber onde se relacionar e em quais espaços divulgar seu negócio para atrair novos clientes.

Ex: podcasts específicos do setor, grupos no Facebook, encontros virtuais, etc.


Contras: pode parecer um pouco limitante, especialmente em setores saturados, onde todos desejam ter uma aparência semelhante. Você pode não querer ficar presa fazendo os mesmos tipos de projetos repetidamente.




NO. 02 – SEGMENTAR POR ESTILO

É quando você desenvolve um estilo específico para o trabalho que os clientes procuram. Por exemplo, seu estilo pode ser minimalista e usa principalmente cores neutras. Ou você pode adorar usar padrões ousados e muita cor em todo os seus projetos de reforma ou construção e, naturalmente, atrair clientes que desejam esse mesmo visual.


Se optar por este tipo de abordagem, você vai poder trabalhar com muitos clientes diferentes, mas vai precisar manter o estilo que é sua "marca registrada" em seu branding, portfólio e presença online (como no seu feed do Instagram, por exemplo) para que seus clientes em potencial identifiquem esse estilo distinto com o qual você sempre trabalha.


Prós: os clientes tendem a confiar um pouco mais na sua visão. Chega de “aqui está o que eu quero, você pode fazer igual?”. Eles vêm até você porque já viram seu estilo e querem algo semelhante. Portanto, é mais provável que eles deixem você ser a especialista e fazer o que faz melhor.


Contras: ainda pode ser um pouco amplo e, embora seja divertido trabalhar com uma variedade de clientes em diferentes setores, pode ser difícil gerenciar uma clientela tão variada. Além disso, seu estilo pode mudar!



NO. 03 – SEGMENTAR POR SERVIÇO

É quando você cria um tipo de serviço ou pacote muito específico que apenas um determinado tipo de cliente precisa. Talvez, você goste de trabalhar com casais recém-casados, por exemplo, então desenvolve um pacote personalizado que inclui itens que esses tipos de clientes precisam (ex: planejamento da compra de móveis e eletrodomésticos, reforma por etapas, etc.) e comercializa fortemente isso como um serviço especial.


Ou talvez você goste de lançar projetos realmente simples e rápidos. Então, você cria um serviço especial de “reforma em uma semana”. Nem todo cliente deseja uma reforma simples como essa, mas as pessoas que desejam ficarão ansiosas para trabalhar com você, já que você criou aquele serviço especial apenas para elas.


Prós: é muito específico para um determinado tipo de cliente que precisa de um determinado tipo de serviço, o que acaba se tornando mais fácil de promover. Também pode ajudá-la a se apresentar como uma especialista nesse serviço específico.


Contras: você pode ter que recusar mais clientes que precisam de algo fora do seu segmento de serviço, seja este qual for. (Mas esse é o objetivo de segmentar)




Quando se trata de nichos de mercado, não há necessariamente uma solução única para todas nós, tipo uma fórmula mágica. Cada negócio é diferente e cabe a você decidir qual método se encaixa melhor nos seus objetivos como empreendedora, com que tipos de projetos deseja trabalhar e que tipo de clientes deseja atrair. Mas espero que essas 3 estratégias ajudem você a descobrir qual direção tomar!

1/1

©2021 studio andrea nunes | todos os direitos reservados | site inteiramente criado por studio andrea nunes

Alphaville – Barueri – SP

  • Instagram
  • Pinterest
  • Twitter
  • Facebook

Studio Andrea Nunes é uma Boutique de Design e Conteúdo para Profissionais de Interiores. Ofereço estratégia e identidade de marca, desenvolvimento de sites, direção criativa e styling, fotografia e vídeo para empreendedoras e empresárias que estão prontas para buscar seus sonhos, investir em suas visões de negócio e elevar suas marcas.