3 Passos Para Descobrir Necessidades Não Atendidas E Oferecer Valor

Já desenvolvi um número suficiente de estratégias de marca para perceber que um dos aspectos mais importantes de cada uma delas é saber como posicionar uma marca em seu nicho de mercado.


O posicionamento é vital para que ela se destaque, mas é preciso muita pesquisa, análise e tempo. Ser capaz de se posicionar com precisão te permite aproveitar as fraquezas dos seus concorrentes, assim como preencher as necessidades não atendidas do seu público-alvo. A seguir, vou te mostrar como se faz isso.



PASSO 1: ENCONTRE SEUS CONCORRENTES


Muitas pessoas estão tão focadas em seus próprios negócios que não param para dar uma boa olhada na concorrência. Geralmente, o que acontece é que a dona de negócio pensa: “Eu apenas abaixo minha cabeça e me preocupo com o que estou fazendo, não com os outros”. Certo, porém isso significa potencialmente perder oportunidades. Você precisa saber o que os outros em seu setor estão fazendo para poder planejar, criar e oferecer algo melhor.


Primeiro, você precisa fazer uma lista de seus concorrentes, diretos e indiretos. Depois de selecionar aproximadamente 5 empresas, você deve listar tudo o que puder encontrar sobre cada uma delas, como:


✹ nicho específico

✹ produtos e/ou serviços

✹ estrutura de preços

✹ alcance

✹ em quais meios a presença online deles é mais forte (ex: site, mídias sociais, artigos de blog, e-mail, podcast, convidado de outros sites/blogs, rede local, palestrante em eventos na área, etc.)


PASSO 2: FAÇA AS PERGUNTAS CERTAS


É importante não apenas saber quem são seus concorrentes, mas entender o que eles fazem bem e onde estão deixando a desejar. Então, faça a si mesma as seguintes perguntas:


✹ O que eles estão fazendo muito bem?

✹ O que eles poderiam melhorar?

✹ O que você faz melhor do que eles?


Tudo aquilo em que seus concorrentes se sobressaem é considerado os pontos fortes deles. É muito importante observar isso porque pode ser difícil competir com eles em algo que o público já enxerga como uma característica marcante.


Já as áreas em que seus concorrentes podem melhorar são consideradas fraquezas que eles têm. É crucial notar isso, pois os pontos nos quais sua concorrência não vai bem se tornam uma oportunidade para você pode ser a número um na opinião do público.


Olhar estrategicamente para o que você faz melhor do que seus concorrentes é uma ótima maneira de iniciar o processo de posicionar sua marca como destaque nessa área.


PASSO 3: ANALISAR E CRIAR


Depois de entender melhor onde seus concorrentes erram o alvo, quais são seus pontos fracos e o que você faz melhor do que eles, você pode começar a analisar como irá criar valor para atender as necessidades não atendidas do seu público.


Entre os pontos fracos dos seus concorrentes e os pontos fortes da sua marca, você deve ser capaz de encontrar um caminho onde seu negócio possa brilhar, agregar valor e criar uma proposta única de venda.


Com o que descobrir durante essa investigação, você deve ser capaz de criar um novo produto/serviço ou mensagem específica que fale exatamente sobre as necessidades não atendidas do mercado e como você pode ajudar.


Por exemplo, se você é fotógrafa e descobre uma parte do seu método de trabalho que é melhor do que a de seus concorrentes, use essa singularidade para comercializar e posicionar sua marca. Crie mensagens e recursos visuais que se aproximem mais do seu método exclusivo de trabalho e maneira de fazer as coisas. Isso te ajudará a se destacar entre seus concorrentes.


Em última análise, uma necessidade não atendida é uma oportunidade de criar valor para seu público-alvo. Quando você atende as necessidades que seus concorrentes ignoram, você pode usá-las para criar uma proposta única de venda para o seu negócio.