Como Ganhar Confiança Em Frente À Câmera Sendo Uma Mulher De Negócios

O conteúdo em vídeo ganhou muito impulso nos últimos anos e mudou completamente a forma como a maioria das empreendedoras pensam sobre o compartilhamento do seu trabalho.



Em setores mais orientados para o visual como é o caso dos nichos de Marketing Digital, Interiores, Imóveis, Moda, Beleza, Turismo, Gastronomia e Bem-Estar, a ascensão do vídeo abriu portas para capturar clientes de novas maneiras e permitiu que profissionais dessas áreas se conectassem com seu público em um nível mais pessoal.


Mas e aquelas donas de negócios que ficam nervosas ao se colocar diante de uma câmera, como ficam?


É verdade, ganhar confiança em frente à câmera vem com uma grande curva de aprendizado. Mas também acredito que vale a pena. Eu mesma venho filmando de tudo, desde tutoriais que acompanham os templates à venda na minha loja virtual até conteúdo diário para os Stories e Reels.


Hoje, vou compartilhar minhas melhores dicas para aliviar a estranheza de aparecer em vídeo e ajudá-la a dar um rosto, literalmente, à sua marca.


COMECE AOS POUCOS


Contratar filmagem profissional é uma ótima ideia para tours virtuais, tutoriais de estilo e revelações/lançamentos de projetos, mas se você é nova no mundo do conteúdo em vídeo, concentre-se apenas em começar.


Instagram Stories, IGTV ou Reels são formas perfeitas de criar algum conteúdo em vídeo de baixo risco e ajudá-la a ficar mais confortável ao expor seu rosto na tela. Mostre a cara, regularmente, para se conectar com seu público e dar-lhes uma noção da sua personalidade e experiência profissional.


Você pode, por exemplo, criar uma série semanal nos seus Stories ou IGTV, onde fala sobre assuntos pelos quais é apaixonada (o que sempre ajuda a acalmar os nervos) e dá aos seguidores uma visão mais detalhada de seu negócio.


Não importa o tipo de conteúdo em vídeo que você está compartilhando, comece pequeno, torne-o relevante e consistente, e lembre-se de que com a prática você vai melhorando.


PREPARE-SE


Fazer o dever de casa, antecipadamente, pode realmente fazer uma baita diferença quando for hora de filmar. É sempre interessante anotar algumas ideias, repassar o que você vai dizer e até mesmo gravar um ou dois testes.


Embora você não precise de um script "palavra por palavra", é desejável ter um bom domínio do conteúdo que você irá transmitir para evitar as temidas pausas, digressões desnecessárias, vícios de linguagem ("tipo assim", "né", etc) e os hummms e éééééés da vida.


No entanto, se você está contratando filmagem profissional, o trabalho de preparação é mais complexo e a confiança diante da câmera é essencial. Para conteúdo filmado profissionalmente, recomendo um roteiro escrito, muita prática e até um teleprompter se sua equipe fornecer um.


Repito: NÃO improvise com filmagem profissional.

Acredite, quando você receber o resultado final no seu e-mail, ficará super feliz por ter investido tempo na fase de preparação.


CONHEÇA SEUS ÂNGULOS


Sempre que você está em frente à câmera para representar sua marca, você quer dar o seu melhor. Isso significa assegurar-se de estar arrumada, conhecer seus ângulos e, como sempre, uma boa iluminação é sua melhor amiga.


Se você estiver gravando a si mesma, fique de frente para uma janela e coloque seu smartphone em um tripé para evitar a filmagem trêmula. Posicione a câmera ligeiramente acima do nível dos olhos e incline-a um pouco para baixo para obter um ângulo mais favorável.


NÃO ANALISE DEMAIS


A verdade é que ninguém ama sua própria aparência e o som da própria voz em vídeo. Ao menos, não 100% do tempo.

Meu conselho: depois de gravar um vídeo para os Reels, Stories ou para usar como conteúdo em qualquer outra mídia, não o assista por inteiro. Verifique os primeiros 15 a 30 segundos, e se soar e parecer bom, vá em frente e use-o.


É muito fácil ficar prestando atenção a cada detalhezinho quando a gente se vê ou ouve nossa voz em vídeo, mas o segredo é publicar e seguir em frente. É sério, nós mesmas somos sempre nossas piores críticas!


DIVIRTA-SE UM POUCO!


Provavelmente a maneira mais subestimada de ganhar confiança em frente à câmera: nunca se levar muito a sério.


A ideia por trás do conteúdo de vídeo é agregar personalidade à sua marca, então, certifique-se de falar em uma voz acessível e coloquial e deixar seu jeito de ser transparecer.


Se você for capaz de superar a estranheza inicial e aparecer em vídeo regularmente, você não apenas se divertirá um pouco como verá os níveis de engajamento crescerem bastante.